terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tapioca!

A coisa aqui em casa anda muito regional... A Moqueca do último post, mamãe fazendo Arroz de Cuxá (com vinagreira que compramos hoje na feira *-*) e bateu então a vontade de fazer umas tapiocas.
Geralmente eu faço algumas, e enquanto ainda estão quentinhas, passo um tico de margarina e acompanho com um cafézinho passado na hora!
Porém, contudo, todavia, entretanto, pra configurar uma receita digna de vocês, fiz isso daqui:

Quentinha e recheadinha com banana da terra com açúcar e canela




Não sou nada modesta, então, devo dizer que ficou simplesmente maravilhosa! :D

Como nem todo mundo sabe como preparar a tapioca antes de rechear - e existem aqueles que nem sabem como é, onde vende, etc (tsc tsc tsc...) - vamos à uma mini pseudo aulinha! \o/
(Se você é abençoado com o conhecimento de como fazer essa receita básica da alimentação nortista/nordestina/whatsoever, pule direto pra receita!)

Conheçam a tapioca em seu estado meio que pó. Tem gente que chama de goma. SDSOP (Só Deus sabe o porque). :


Vende na feira, na barraquinha de tapiocas prontas ou de produtos regionais, como farinha d'água, coco ralado, queijo curado, queijo coalho e bla bla bla.
Quase sempre, eles vendem em saquinhos de um quilo com a farinha já peneirada, mas recomendo peneirar toda vez que for preparar.

Aqui, a quantidade que uso para fazer tapiocas fininhas e de circunferência média:


A frigideira deve estar quente e beeeem seca antes de derramar a farinha sobre ela!! E, para formar tapiocas bem bonitas e redondinhas, dê uma sacudida rápida na frigideira para espalhar bem a farinha. Vai ficar assim:

É. Eu nunca fui boa com a forma redonda. -.- Vivo bem com isso, mesmo assim!


 Enquanto está sobre a chama do fogão, de uma sacodidela na frigideira para checar se a tapioca está se soltando dela. Quando se soltar completamente e deslizar pelo fundo, com uma espátula, vire e deixe cozinhar por mais um minutinho. Está pronta!
Prepare quantas quiser. Minha receita rende duas, bem recheadas!

Achou irado, né? Então me pergunte!!! Eu deixo! ;D

o que vai???

2 tapiocas preparadas segundo o método acima

Recheio

1 banana da terra madura pequena (ou prata, não muito madura)
1 colher de sopa rasa de margarina (Becel é vegan!) ou óleo de coco
1 colher de sopa cheia de açúcar
1 colher de café rasa de canela

o que usa???

Recheio

Frigideira
Colher de Pau

como faz???

Fatie a banana. Na mesma frigideira em que preparou as tapiocas, derreta a margarina. Quando começar a ferver, adicione as bananas e mexa até dourar. Acrescente o açúcar e a canela e misture dando tranquinhos na frigideira, para não quebrar as pobres fatias de banana. Deixe cozinhar por 3 minutos em fogo brando, dando seus tranquinhos a cada minuto, pra não grudar.
Simplesmente coloque o recheio em uma das metades das suas tapiocas e cubra com a outra metade!

Muito simples, muito bom! 

Um comentário:

  1. Uma coisa legal são as variações. A tapioca fica boa com tudo até mesmo sorvete. Juro que combina. Morei 2 anos em Belém e não sei dizer quantas tapiocas diferentes eu já comi.

    ResponderExcluir